Próximos Eventos

24/10 - 19:00 - "Novidades Gift of Coaching" (*)

25/10 - 17:30 - "Points of You" (**)

(*) Webinar    (**) Presencial

Existe uma Inflação de Coaches?

por Consuela Dezso (*)

(publicado originalmente no Huffington Post, em 14/06/2016, com tradução de Meiling Canizares e Fernando Baganha)

Outro dia, em um grupo de empreendedores no Facebook, vi esta pergunta: “Você pode ser um coach de negócios (business coach) se você nunca teve seu próprio negócio?”

98% das respostas eram: “Absolutamente não!” E vieram de vários coaches no grupo. Eu fiquei um tanto chocada. Claro que você pode ser um coach de negócios sem nunca ter tido seu próprio negócio. Por que a maioria neste grupo estava dizendo o contrário?

Nem todo mundo é Coach

Foi quando eu finalmente fiz a ligação do motivo por que parece haver uma inflação de coaches atualmente; muitos dos coaches que estão por aí, não são coaches no sentido estrito, embora possam se chamar assim. Apesar do coaching profissional existir há cerca de quase 20 anos, ainda é um conceito relativamente novo com o qual nem todas as pessoas estão familiarizadas.

Um Coach não é um orientador especializado

Um coach não se destina a prestar aconselhamento especializado em determinada matéria. O trabalho do coach é direcionar a resultados, através de técnicas de coaching testadas e empoderar e guiar clientes para que encontrem suas próprias soluções, já que cada pessoa é diferente e não há uma única fórmula certa que funcione para todos o tempo todo. Afinal, os coaches não aprenderam isso quando foram certificados?

Nem todos os Coaches são certificados

Nem todos que se chamam de coaches são certificados, e o termo coaching tem sido mal utilizado e não guarda mais seu real significado na mente das pessoas. Isto significa que os coaches não-certificados não ajudam seus clientes? Claro que não. Eles são pessoas úteis (treinadores, mentores, consultores, terapeutas) que se autodenominam coaches porque se identificam com o termo, porém assistem seus clientes de várias formas, algumas destas tendo intersecções com o coaching profissional e outras não.

Embora coaching, treinamento, mentoria, consultoria, terapia, etc. sejam todos serviços de apoio valiosos, que trazem resultados positivos, é importante definir cada um e usar os termos corretamente, para que os clientes saibam o serviço exato que estão recebendo.

A Diferença entre Coach e Mentor / Treinador / Consultor

Um Coach: escuta na maior parte do tempo
Um Mentor/Treinador/Consultor: fala na maior parte do tempo

Um Coach: faz perguntas
Um Mentor/Treinador/Consultor: dá conselhos

Um Coach: aumenta a autoconsciência do cliente e facilita os processos de definição de metas e planejamento de ações do cliente
Um Mentor/Treinador/Consultor: compartilha conhecimento e métodos para ajudar o cliente a alcançar resultados

Um Coach: empodera o cliente no papel de especialista do assunto através de uma escuta ativa e de um questionamento reflexivo
Um Mentor/Treinador/Consultor: assume o papel do especialista

Coaching não é parecido com Psicoterapia?

Coaches e psicoterapeutas fazem perguntas aos seus clientes, escutam e interpretam suas respostas, o que mais tarde ajuda os clientes a alcançar a felicidade e o sucesso em suas vidas. Então, o que é diferente entre os dois?

Simplificando:

* O foco principal da terapia é lidar com o passado.

* O foco principal do coaching é melhorar o futuro.

Você pode ver um psicoterapeuta como um fisioterapeuta que ajuda os atletas a superar os machucados do passado e o coach profissional como um treinador de esportes que ajuda os atletas nas suas performances no futuro.

Quando entrar em contato com um Coach

Entre em contato com um coach sempre que você perceber que está parado no caminho do sucesso em uma ou mais áreas de sua vida (nós todos ficamos assim com mais frequência do que percebemos) e caso esteja pronto para se mover em direção aos seus objetivos, do seu próprio jeito. Vamos ser realistas, existem momentos em que todos nos sentimos presos: lidamos com problemas complicados e as soluções simplesmente não aparecem, ou usamos todos os nossos recursos e ainda nos sentimos presos, ou sabemos o que devemos fazer, mas não conseguimos fazer ou organizar nossos pensamentos de modo a nos movermos. Estes são temas comuns com os quais os coaches trabalham, aumentando a sua autoconsciência e facilitando você para encontrar as soluções certas que funcionam melhor para você.

Para mais Perguntas Frequentes sobre coaching, a International Coach Federation tem algumas respostas úteis.

Não existe uma inflação de coaches

Se você estava um pouco confuso sobre o coaching, espero que esteja agora em melhor posição para entender os diferentes serviços de desenvolvimento pessoal que existem por aí e assim poder selecionar o caminho certo para você. Na realidade, embora pareça haver uma inflação de coaches, o que provavelmente existe é uma inflação de serviços que são erroneamente chamados de "coaching".

(*) Consuela Dezso é Coach de Carreira e Felicidade, Estrategista de Negócios e Palestrante dedicada a empoderar mulheres profissionais que buscam prosperar balanceando a vida pessoal e o trabalho, abraçando quem são e compartilhando sua singularidade com o mundo para assim alcançar felicidade e abundância. Ela possui um MBA em Estratégia de Negócios e Certificação em Coaching, mas o mais importante, é sua paixão por "revelar o melhor nos outros".