Confira a nossa programação de eventos e participe!

Coach de Vida x Terapeuta

Autor: Tony Robbins

Tradução: Denise Barbezani

"O coaching de vida é um serviço único e específico, desenvolvido para ajudar pessoas que buscam melhores resultados em suas vidas a alcançar sucesso e satisfação.”

Uma das dúvidas mais comuns sobre o coaching de vida é que é terapia disfarçada - ou, pior ainda, terapia com um praticante sem licença. De fato, o coaching de vida é um serviço único e específico, desenvolvido para ajudar pessoas que buscam melhores resultados em suas vidas a alcançar sucesso e satisfação. Confira algumas das diferenças entre coaching de vida e terapia, além de um guia básico para saber quando cada serviço é apropriado.

DEFINIÇÃO DOS TERMOS

Terapia, também chamada de aconselhamento psicologico ou psicoterapia, é um processo de longo prazo em que um cliente trabalha com um profissional de saúde para diagnosticar e resolver crenças problemáticas, comportamentos, problemas de relacionamento, sentimentos e, às vezes, respostas físicas. A ideia por trás da terapia é se concentrar em traumas e problemas passados ​​para mudar hábitos autodestrutivos, reparar e melhorar relacionamentos e trabalhar com sentimentos dolorosos. Nesse sentido, a terapia se concentra no passado e na introspecção e análise.

A diferença entre um coach de vida e um terapeuta é que um coach de vida define um processo com os clientes que pode ser de longo ou curto prazo, em vez de sessões regulares. No coaching de vida, um cliente trabalha com um coach, que não é um profissional de saúde, para esclarecer objetivos e identificar obstáculos e comportamentos problemáticos para criar planos de ação e alcançar os resultados desejados. O processo de coaching de vida considera o ponto atual do cliente como um terreno neutro aceitável, e é mais baseado em ação a partir desse ponto em diante.

SIMILARIDADES E DIFERENÇAS ENTRE COACHES DE VIDA E TERAPEUTAS

 

Os fundamentos do coaching de vida são o que o distingue da terapia. Os coaches  de vida não diagnosticam, enquanto os terapeutas determinam doenças e patologias para que possam ser tratados clinicamente. Os terapeutas analisam o passado de seus clientes como uma ferramenta para entender os comportamentos presentes, enquanto que os coaches de vida simplesmente identificam e descrevem comportamentos problemáticos atuais para que o cliente possa trabalhar para modificá-los.

Em outras palavras, os terapeutas se concentram em "por que" certos padrões comportamentais ocorrem, e os coaches trabalham em "como" trabalhar em direção a um objetivo.

Quando você olha para um coach de vida e compara com a prática de um terapeuta, é importante saber que os terapeutas ajudam os clientes a explorar e entender sua mente subconsciente e inconsciente. Seu objetivo nesta exploração é uma compreensão profunda. Os coaches de vida se concentram em resultados e ações.

Seus objetivos podem ser medidos com indicadores-chave de desempenho e resultados e objetivos comportamentais específicos.

Terapia e coaching de vida de fato compartilham certas características e objetivos. No entanto, se você optar por trabalhar com um coach de vida ou terapeuta, ambos trabalham para permitir que os clientes façam mudanças positivas em suas vidas e se tornem mais produtivos. Enquanto os terapeutas diagnosticam e tratam a partir de uma perspectiva de saúde, nem todos os clientes de terapia estão doentes; muitas pessoas saudáveis ​​procuram os serviços de terapeutas e coaches de vida. Os terapeutas podem às vezes trabalhar com resultados específicos em mente, como a cessação de um comportamento problemático particular.

 

Apesar de ocasionais áreas de sobreposição, o trabalho e os processos de terapeutas e coaches de vida são distintos.

DEVO PROCURAR UM TERAPEUTA OU UM COACH DE VIDA?

 

A decisão de procurar um terapeuta ou um coach de vida é muito pessoal. Pode ajudar se você imaginar o processo de preparação para subir uma montanha. Você pode contratar um guia especialista para sua expedição ou um médico. Qual deles você escolheria?

 

Se você não estiver bem de saúde, ou estaria em risco ao tentar subir, um guia não o ajudaria muito. Você precisa estar em um bom nível básico de saúde antes de poder subir, então, se você não estiver, talvez seja necessário consultar um médico antes de tentar algo tão desafiador. No entanto, se você é saudável e apenas precisa de alguém para ajudá-lo com a estratégia de escalada, carregando a carga de suprimentos e encontrando o melhor caminho, o guia especialista é a melhor opção.

Neste exemplo, o terapeuta é o médico. Ele ou ela deixa você bem o suficiente para assumir grandes desafios em sua vida, explorando seu bem-estar mental e emocional. O coach de vida é o guia especialista. Ele ou ela tem o conhecimento especializado sobre sua subida e pode ajudá-lo a alcançar o cume.

Um coach de vida poderia oferecer orientação com relação a:

  • Esclarecer e alcançar objetivos pessoais e profissionais
  • Criar planos de negócios
  • Trabalhar para melhorar as habilidades de comunicação
  • Alcançar independência e segurança financeira
  • Conseguir um equilíbrio entre vida e trabalho 
  • Iniciar um novo negócio ou ampliar um negócio atual

Um terapeuta, por outro lado, concentra suas conversas de maneiras a:

  • Recuperar a pessoa de traumas passados
  • Explorar as razões de relações passadas (comerciais ou pessoais) terem sido destrutivas
  • Trabalhar a depressão ou ansiedade que afetam sua capacidade de funcionar em casa ou no trabalho
  • Sobreviver a um divórcio ou perda de um ente querido

Embora os coaches de vida e terapeutas ajudem clientes com problemas semelhantes em algumas situações, o trabalho deles não é o mesmo. Para obter o tipo certo de experiência profissional, é crucial saber qual tipo de orientação será melhor para você.

O coaching de vida não é simplesmente uma versão diluída da terapia. É uma disciplina dinâmica projetada para ajudar a motivar e inspirar as pessoas a alcançar mais do que eles acreditam ser possível.

Texto Original: < https://www.tonyrobbins.com/coaching/life-coach-vs-therapist/ >