Próximo Evento

16/8 - 19:00 hs - "ROI em Coaching"

com Chris Le Moine

Definição de Coaching segundo a ICF

Coaching é uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo processo de coaching), em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.

Evidências de que Coaching produz resultados

O ICF Global Coaching Client Study revela que a maioria dos clientes de coaching  relataram melhoria no seu desempenho profissional, melhor capacitação em gestão de negócios, maior eficiência na administração do tempo, aumento da eficácia na gestão de equipes e muito mais crescimento e oportunidades. O mesmo estudo descobriu que os clientes de coaching conquistaram maior auto-confiança, relacionamentos melhorados, mais habilidades de comunicação eficazes, melhor equilíbrio entre trabalho e vida e uma melhoria no bem-estar. Quase 70 por cento dos indivíduos indicaram tere obtido retorno de pelo menos seu investimento inicial. O estudo sugere que o ROI (Return On Investment) de um projeto de coaching, em média,  supera facilmente trës vezes o valor investido.

De acordo com o mesmo relatório, 86 por cento das empresas dizem ter, no mínimo, obtido seu investimento de volta. Quase um quinto (19 por cento) obteve um ROI de 50 vezes o seu investimento, enquanto outros 28 por cento atingiram um ROI de 10 a 49 vezes o investimento. Quase todas as empresas ou pessoas que contratam um coach estão satisfeitas. De acordo com o ICF Global Coaching Client Study, impressionantes 99 por cento das pessoas que foram entrevistadas disseram que estavam satisfeitas com a experiência geral do coaching. Para mais detalhes, acesse o Portal de Pesquisa da ICF Global (www.coachfederation.org).

Como o Coaching se distingue de Terapia, Mentoria e Consultoria

O Coaching se se concentra no estabelecimento de metas, na criação de resultados e na gestão da mudança pessoal. É útil entender coaching distinguindo-a de outras profissões de apoio pessoal ou organizacional.

Terapia

A terapia lida com a busca de cura para uma dor, disfunção e/ou conflito dentro de um indivíduo ou nos seus relacionamentos. O foco é frequentemente voltado para a resolução de dificuldades decorrentes do passado que prejudicam o funcionamento emocional de um indivíduo no presente e, com isso, alcançar melhorias no funcionamento psicológico em geral e poder lidar com o presente de maneiras mais saudáveis ​​emocionalmente. Coaching, por outro lado, apoia o crescimento pessoal e profissional com base na mudança desejada pelo coachee em busca de resultados ​​específicos, relacionados ao sucesso pessoal ou profissional. Coaching é focado no futuro. Enquanto sentimentos e emoções positivos podem ser um resultado natural do Coaching, o foco principal é a criação de estratégias viáveis ​​para alcançar metas específicas, sejam elas pessoais ou profissionais. A ênfase, portanto, em um relacionamento de coaching está na ação, no accountability e em seguir adiante.

Consultoria

Indivíduos ou organizações contratam consultores visando transferência de conhecimentos ou a execução de atividades para as quais não contam com recursos disponíveis. Enquanto as abordagens de consultoria variam amplamente, o pressuposto, em geral, é que o consultor irá diagnosticar problemas e prescrever e, às vezes, implementar soluções. Com o Coaching, a suposição é de que os indivíduos ou equipes são capazes de gerar as suas próprias soluções, com o fornecimento de apoio técnico, abordagens e estruturas baseadas em ganho de consciência e descobertas

Mentoring

Um mentor é um especialista que fornece sabedoria e orientação com base em sua própria experiência. Mentoring pode incluir assessoria, aconselhamento e coaching. O processo de Coaching não inclui assessoria ou aconselhamento; ao invés disso, concentra-se em ajudar indivíduos ou grupos a alcançar seus próprios objetivos.

Treinamento

Programas de treinamento são baseados em objetivos estabelecidos pelo treinador ou instrutor e têm como premissa um caminho de aprendizado linear, que coincide com um conteúdo pré-estabelecido. No processo de Coaching, os objetivos são definidos pelo indivíduo ou equipe que está passando pelo processo de coaching, com orientação e apoio fornecidos pelo coach. Ainda que tmbém seja um processo linear, o conteúdo de um programa de Coaching é definido pelo coachee.

Desenvolvimento esportivo

Apesar das metáforas esportivas freqüentemente usadas, o Coaching profissional difere profundamento do treinamento esportivo. Neste, um especialista frequentemente orienta e direciona o comportamento dos indivíduos ou equipes com base em sua  experiência e conhecimento. Coaches profissionais também possuem essas qualidades, mas é a experiência e o conhecimento do indivíduo ou equipe que determina a direção do programa de Coaching. Além disso, o Coaching profissional, ao contrário do desenvolvimento esportivo, não se concentra em comportamentos que estão sendo mal ou incorretamente executados. Ao invés disso, o foco está na identificação de oportunidades de desenvolvimento com base nos pontos fortes e nas capacidades dos indivíduos ou equipes.